A obra da Igreja e a defesa da nossa família
Inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.
Neemias 4.1
Durante este mês pensamos sobre a defesa das famílias. É preciso recuperar princípios básicos e basilares da família porque os ataques tentam desconstruir as estruturas e valores, criados e dados por Deus para o bem de nossa família, e colocar estruturas e bases falsas no lugar, minando assim a família.
Um dos elementos básicos para o fortalecimento da família é o envolvimento na igreja.
No texto acima vemos Neemias arregimentando o povo de Deus que havia voltado do exílio a defender-se dos inimigos. A maneira de defender-se dos inimigos passava pela obra de restauração dos muros de Israel. A maneira de defender nossa família hoje passa pelo envolvimento com a obra da Igreja.
Isso porque, em primeiro lugar, é na igreja que as bases e valores abençoadores da família são fortalecidos. Em Cristo, todas as coisas estão sendo restauradas através da igreja. A família é importante para essa obra de restauração de todas as coisas e estar dentro dos muros e lutando pela restauração deles é importante para a família. Pois os muros protegem a família dos ataques contra ela e as demais famílias reunidas dentro dele. Os primeiros a experimentar a restauração proveniente da obra de Cristo são as famílias que fazem parte da obra da Igreja.
Em segundo lugar, porque só na Igreja a família conta com a proteção do Senhor, grande e temível, do Senhor Jesus. O grande instrumento para a reconstrução dos muros de Israel foi Neemias, mas aquele que liderou e orientou a Neemias e que deu todos os recursos para ele e seu povo foi o próprio Deus. Aquelas famílias venceram os inimigos por causa da presença de Deus com eles. Jesus é Senhor da Igreja, Ele é o grande pastor das ovelhas e o Rei de seu povo, a Igreja. Todos aqueles que são seu povo estão envolvidos na obra da Igreja que é conduzida por Ele em vitória, pois Ele tem toda autoridade no céu e na terra.
Em terceiro lugar, porque é o maior legado que podemos deixar para as próximas gerações. Aquele foi um período difícil, quando os inimigos empregaram todos os esforços para que os muros não fossem construídos. Foi um tempo de grande luta, mas o resultado foi um muro pronto e segurança, não só para aquela geração, mas para as demais que viriam. A maior herança que podemos deixar para nossos filhos é prepará-los para a obra da Igreja. Fazer deles os homens e mulheres de Cristo, que andarão com Cristo experimentarão e serão instrumentos da Sua glória e herdeiros de Seu Reino para todo o sempre.
É na Igreja que os valores de Deus são preservados. É na Igreja que Jesus reúne como seu povo as famílias dentro de seus muros. É a partir da Igreja que a nova vida em Cristo impacta todo o mundo a fim de restaurá-lo até a volta de Cristo. É na obra da Igreja que nós, nossos cônjuges e nossos filhos temos sucesso na defesa de nossa família. Deus abençoe sua família!
Rev. Hédin Charles Mendes
Nenhum comentário